Sob o título do Terri Schiavo:  o ‘crime’ de ser inútil”, o diário oficial do Vaticano L’Osservatore Romano publicou uma dura nota criticando a decisão do juiz  federal James Whittemore de não ordenar a reinserção do tubo que a alimenta.

 “Não tem nenhuma possibilidade de ‘recuperar-se’ e de levar uma vida ‘normal’. portanto Terri Schiavo deve morrer”. Esta é “a absurda e arrepiante motivação” detrás das recentes decisões judiciais, diz o jornal.

 O jornal vaticano destaca a intervenção do Congresso norte-americano, mas assinala que  o juiz Whittemore decidiu que “a vida do Terri não vale a pena ser vivida, condenando ao mesmo tempo à mulher a uma morte atroz: a morte por fome e sede”.

 “No fundo –adiciona a nota-, o destino do Terri não parece distinto que o de tantos homens e mulheres que nos Estados Unidos são condenados a morte por seus crímenes. Mas Terri não cometeu nenhum crime, salvo o de ser ‘inútil’ aos olhos de uma sociedade incapaz de apreciar e defender o dom da vida. De toda vida”.