Ao celebrar na manhã de ontem a Missa na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco assegurou que "a guerra é o suicídio da humanidade porque mata o coração e mata o amor".

Na Missa, concelebrada pelo Ordinário Militar da Itália, Dom Vincenzo Pelvi, participaram ao redor de oitenta pessoas, entre elas parentes de 24 militares italianos mortos nas missões de paz nos últimos cinco anos, particularmente no Afeganistão, assim como alguns militares feridos nestas missões.

"O Senhor escuta a oração de todos!", disse o Papa, sublinhando que "nosso Deus é Deus do grande e Deus do pequeno; nosso Deus é pessoal", que escuta todos com o coração e "ama com o coração".

O Santo Padre assinalou que "hoje viemos rezar pelos nossos mortos, pelos nossos feridos, pelas vítimas da loucura que é a guerra!".

A guerra, assinalou, "é o suicídio da humanidade, porque mata o coração, mata propriamente o lugar onde está a mensagem do Senhor: mata o amor! Porque a guerra vem do ódio, da inveja, do desejo de poder, e também –tantas vezes vemos isso- desse afã por mais poder".

"Tantas vezes vimos que os problemas locais, os problemas econômicos, as crises econômicas (…) os grandes da terra querem resolvê-los com uma guerra".

"Por que? Porque o dinheiro é mais importante que as pessoas para eles! E a guerra é exatamente isto: é um ato de fé no dinheiro, nos ídolos, nos ídolos do ódio, no ídolo que te leva a matar o irmão, que leva a matar o amor".

Francisco recordou "essa palavra de nosso Pai Deus a Caim que, por inveja, matou o seu irmão: ‘Caim, onde está o seu irmão? Hoje podemos ouvir esta voz: é nosso Pai Deus que chora, que chora por esta nossa loucura, que pergunta a todos nós: ‘Onde está o seu irmão?’; que diz a todos os poderosos da terra: ‘Onde está o vosso irmão? O que você fez?’".

Ante isto, o Santo Padre pediu aos fiéis rezar a Deus para que "afaste de nós todo mal", repetindo esta oração "mesmo que com lágrimas, com aquelas lágrimas do coração".

"Volte-se para nós, Senhor, e tenha misericórdia de nós, porque estamos tristes, estamos angustiados. Veja a nossa miséria e a nossa pena e perdoa todos os pecados".

O Papa sublinhou que "por trás de uma guerra sempre existem os pecados: existe o pecado da idolatria, o pecado de explorar os homens no altar do poder, e sacrificá-los".

"Volte-se para nós, Senhor, e tenha misericórdia, porque estamos tristes e angustiados. Veja a nossa miséria e a nossa pena. Estamos certos de que o Senhor nos escutará e fará, fará qualquer coisa para nos dar o espírito de consolação. Assim seja".