O Cardeal Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum e funcionário da Pontifícia Universidade Lateranense apresentou uma nova cátedra desta universidade pontifícia, cujo objetivo será estudar a política africana e formar novas gerações de líderes na doutrina social da Igreja.

A nova posição, foi nomeada em honra ao falecido Cardeal africano neste 23 de maio, "para lembrar que sua vida significava muito para o povo de Benin, para a Igreja na África, e para a Igreja universal", explicou o cardeal Sarah, presidente do Pontifício Conselho Cor Unum.

"Espero que esta cátedra em seu nome – na " Socialização Política da África "- irá iniciar a reflexão sobre a política no contexto Africano e preparar os futuros líderes da sociedade Africana que são guiados pela Doutrina Social da Igreja", o cardeal disse à imprensa.
Presidente Thomas Yayi Boni, do Benin, também esteve presente na conferência de imprensa deste 23 de maio elogiado este esforço, e falou em francês sobre a necessidade de uma renovação da cultura política na África.

Por sua parte, o Professor Martin Nkafu Nkemnkia, que dirige o Departamento da Universidade de Ciências Sociais e Humanas - Estudos Africanos, explicou que a cátedra será responsável pela realização de cursos e seminários, promovendo conferências e workshops, e buscando colaboração com instituições para aumentar e dar valor da cultura política  Africana.

"A contribuição da cátedra será uma renovação, mas acima de tudo a formação de líderes, motivados por princípios éticos enraizados, para superar a difícil situação de crise e de corrupção, tanto por políticos, bem como na própria sociedade civil, através de um apenas uma visão econômica e de uma forma mais equilibrada do serviço que a política deve oferecer ", disse Nkafu.