Começa essa semana o Desafio Peregrino, uma oportunidade para os jovens de todo o país demonstrarem através da rede social Facebook, seu emprenho na preparação para a JMJ Rio2013.

A peregrina, Jacqueline Oliveira, 20 anos, está contando os dias para o encontro com o Papa Francisco e topou o desafio, "vamos mostrar aos jovens o verdadeiro sentido da caminhada cristã e tirá-los de toda superficialidade que o mundo traz. Espero ser uma testemunha viva da felicidade que é a caminhada com Jesus e Maria!", afirmou.

Explicando sobre a importância do apostolado nestes âmbitos, o coordenador de mídia e redes sociais da agência ACI Digital, José Bazo, destacou o valor da iniciativa: "As redes sociais respondem a uma dinâmica muito profunda do ser humano: a comunhão. Diante do grande evento que vai marcar a vida da Igreja no Brasil, essa iniciativa torna os jovens mais participativos na tarefa evangelizadora. O jovem gosta de aceitar desafios, pois têm essa força que os leva a empreender grandes coisas".

Segundo o regulamento do Comitê Organizador Local para o desafio, todo o conteúdo dever ser produzido pelo jovem ou pelo grupo, utilizando camisetas e produtos com o logo oficial da Jornada. "Acredito que campanhas como essa podem se tornar um ciclo evolutivo, muitos jovens serão animados a participar desta ação", comenta o peregrino Lucas Teixeira, de 21 anos. O material será avaliado por uma equipe que julgará a criatividade e originalidade, respeitando o tema do dia.

Os vencedores de cada dia serão compartilhados na fanpage da JMJ Rio2013 e no sábado, os internautas conhecerão o vencedor da semana. Os prêmios são surpresas e não poderão ser revertidos em dinheiro.

"Além de expandir a JMJ para outros milhares de jovens, cria um 'clima' legal entre os peregrinos e o evento, antes mesmo de acontecer!", destaca a jovem Gabrielle Bertoni, 19 anos, que participará pela primeira vez da Jornada Mundial da Juventude.
Para mais informações acesse a página oficial do evento: (https://www.facebook.com/events/248395075303168/)

Confira também os desafios de cada dia:
SEGUNDA-FEIRA: mandar uma foto sobre como você preparou ou está preparando a sua inscrição como peregrino na JMJ.
TERÇA-FEIRA: um vídeo de como você está promovendo a JMJ na sua paróquia.
QUARTA-FEIRA: foto individual ou em grupo com camisetas, imagens e o logo na Jornada, em um local inusitado.
QUINTA-FEIRA: gravar um vídeo convidando o maior número de pessoas para participarem da JMJ.
SEXTA-FEIRA: enviar um vídeo com o bispo, padre ou alguma personalidade da sua diocese convidando quem ainda não se inscreveu para a JMJ Rio2013.