Mais de 215 mil pessoas de todo o mundo já estão inscritas na Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Apesar dos Atos Centrais do evento serem abertos ao público, os jovens inscritos terão uma série de benefícios e uma intensa agenda de atividades.

Os pacotes oficiais JMJ Rio2013 podem contemplar a semana inteira ou apenas o final de semana, e incluem: vale-transporte, hospedagem, cartão-alimentação, seguro, kit peregrino (com crachá e acessórios), melhor localização nos encontros com o Papa Francisco, catequeses, feiras vocacionais, e muito mais.

Os grupos serão hospedados  em casas de família, paróquias, escolas e centros comunitários, de acordo com o idioma. Tudo o que o peregrino precisa fazer é levar  um saco de dormir ou colchonete, pois haverá toda a infraestrutura, com chuveiros, banheiros, água e etc. 

Optando pelo pacote com alimentação, o inscrito terá direito a um cartão alimentício (R$30,00 diários), para usar nos restaurantes e lanchonetes credenciados. Do mesmo modo acontecerá no transporte, será dado um cartão-transporte, para ônibus, metrôs, trens e barcas; já que, os ônibus fretados não poderão circular dentro da cidade durante a Jornada.

As inscrições são feitas somente pelo site: rio2013.com, e menores de 14 anos não poderão se inscrever como peregrinos, ficando sob total responsabilidade do grupo.