Após um tornado que devastou cidades do estado norte-americano americano de Oklahoma no último 20 de maio, os líderes da Igreja e do governo ofereceram as suas orações e condolências  aos afetados pelo desastre.

"A experiência da perda de membros familiares, casas, bairros, e até mesmo o hospital local, mostra a devastação que nos impele a ficar com vocês e todas as pessoas boas de Moore, tanto em oração para o conforto e nos esforços para aliviar a sofrimento daqueles cujas vidas foram afetadas por este desastre terrível”, disse o cardeal Timothy Dolan da Arquidiocese de Nova York ao Arcebispo Paul Coakley de Oklahoma City em uma carta de 21 de Maio.

"Que as palavras de Jesus:" Eis que estou convosco todos os dias", Ele que acalmou as tempestades, “traga a esperança e conforto neste momento delicado da história de sua diocese", disse o cardeal, que atua como presidente da conferência de bispos católicos dos EUA .

"Que todos aqueles afetados por essa dor sintam a força que Deus lhes oferece e a compaixão de todos os que estão com eles, seja na sua cidade natal ou a quilômetros de distância."

Na tarde do dia 20 de maio, um tornado de categoria EF-5 percorreu o centro de Oklahoma. Até terça-feira à tarde, 24 pessoas foram confirmadas como mortas, incluindo nove crianças, e mais de 230 pessoas relataram lesões. A maioria dos danos ocorreu em Moore, Oklahoma. Este é o quinto tornado significativo a atingir a cidade desde 1998.

O presidente Barack Obama também ofereceu suas condolências e orações, e prometeu que o povo americano "sustente essas orações com atos concretos durante o tempo que for preciso."

 "A todos aqueles que foram afetados, reconhecemos que enfrentam agora um longo caminho pela frente", disse Obama. "Em alguns casos, haverá um grande sofrimento a ser absorvido. Mas vocês não percorrerão sozinhos esse caminho. O seu país vai caminhar com você, alimentados pela nossa fé no Todo-Poderoso e nossa fé um no outro ", disse o presidente.
 
O Presidente da Câmara, John Boehner (R-Ohio) também ofereceu orações para as pessoas afetadas pelo tornado. "Nossos corações e nossas orações vão para aqueles em Oklahoma, que foram vitimados por esta tempestade, especialmente o nosso colega Tom Cole", disse Boehner em uma conferência de imprensa. O Republicano Tom Cole (R-Okla.) é de Moore, e está atualmente em seu estado natal. Boehner também ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro "em memória daqueles que sofreram com a terrível tempestade."

Os Cavaleiros de Colombo, uma organização fraterna Católica, prometeram que todas as doações recolhidas recentemente iriam para os esforços de ajuda  em Oklahoma.

"Estamos profundamente tristes com a perda de vidas e os danos causados pelos tornados em Oklahoma", disse o cavaleiro supremo, Carl Anderson em um comunicado 21 de maio.

"Vamos trabalhar com os nossos conselhos estaduais e municipais para ajudar as pessoas de Oklahoma a recuperar-se deste desastre, e pedimos a todos os membros dos Cavaleiros de Colombo para manter as pessoas afetadas em suas orações."