A agenda do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, divulgada recentemente pelo Vaticano, está repleta de atividades com jovens e encontros solenes. Entre eles, já se encontra agendada a visita do Santo Padre ao Complexo de Manguinhos, uma comunidade carente e uma das mais violentas da Zona Norte do Rio de Janeiro, que vem sendo pacificada.

O Sumo Pontífice chega ao Brasil no dia 22 de julho e ficará hospedado na Residência do Sumaré, mesmo local onde também se hospedou o beato João Paulo II, em 1980 e 1997, suas duas visitas ao país.

Um dos momentos mais esperados e que, certamente, trará muita alegria aos moradores do Rio será a visita do Papa Francisco ao Complexo de Manguinhos, comunidade carente, recentemente pacificada e escolhida dentre todas as outras comunidades. 

A visita acontecerá por volta das 11h, na quinta-feira, dia 25 de julho. O Papa irá abençoar o novo altar da igreja São Jerônimo Emiliano, primeira construída na comunidade; além de, se encontrar com alguns membros da comunidade paroquial. Em seguida, ao encontro de líderes da comunidade e moradores, o Santo Padre se dirigirá ao campo de futebol para dar a sua benção aos moradores e visitará a casa de uma família.

"A ideia principal dessa visita é mostrar ao Papa Francisco a realidade da cidade que ele está visitando. Não dá pra fingir que as favelas não existem, elas são parte importante do Rio", explica o assessor de imprensa da JMJ, Paulo Ubaldino.

Com uma população de aproximadamente  1.152 pessoas, de acordo com dados do Censo 2010, compilados pelo Instituto Pereira Passos. A Comunidade de Varginha era uma zona violenta e conhecida como "Faixa de Gaza", antes da pacificação, programa de recuperação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A Vigília de Oração acontecerá no sábado, a partir das 19:30h, em Guaratiba, no Campus Fidei. O Papa Francisco ficará no país até domingo, dia 28 de julho, quando celebrará a missa de encerramento da JMJ e os jovens brasileiros passarão a cruz e do ícone mariano aos jovens do próximo país sede da Jornada.