Na habitual homilia da Missa que presidiu nesta manhã na Casa Santa Marta, o Papa Francisco disse que a luta de poder não deve existir na Igreja, e recordou que o verdadeiro poder é o serviço, a exemplo de Cristo que não veio para ser servido, mas para servir.

O Santo Padre meditou sobre o Evangelho de hoje quando Jesus fala da sua Paixão a seus discípulos e, estes, discutiam sobre quem era o melhor entre eles. "A luta pelo poder na Igreja não é coisa destes dias, começou então em tempos de Jesus". "Em sua chave evangélica -explicou o Papa- a luta pelo poder na Igreja não deve existir".

Francisco sublinhou que "o verdadeiro poder é o serviço. Como Ele fez, que veio para servir e não para ser servido, e seu serviço foi o serviço da Cruz. Ele se humilhou até a morte, a morte na Cruz, por nós, para nos servir, para nos salvar. E não há outro caminho na Igreja para seguir adiante. Para o cristão, ir adiante, progredir significa humilhar-se. Se não aprendermos esta regra cristã, nunca, nunca seremos capazes de entender a verdadeira mensagem de Jesus sobre o poder".

O Papa em sua homilia recordou que Santo Inácio de Loyola nos Exercícios Espirituais, pedia ao Senhor Crucificado "a graça da humilhação". Isto, reiterou o Papa é "o verdadeiro poder do serviço da Igreja".

O Santo Padre indicou que "o caminho do Senhor é Seu serviço: assim como Ele fez Seu serviço, nós temos que segui-lo, no caminho do serviço. Este é o verdadeiro poder da Igreja".

"Queria hoje rezar por todos nós, para que o Senhor nos dê a graça de compreender que o verdadeiro poder na Igreja é o serviço. E também para compreender a regra de ouro que Jesus nos ensinou com Seu exemplo: para um cristão, progredir, avançar significa rebaixar-se, ser menor. Peçamos esta graça", concluiu.