O Papa Francisco ajudou um jovem carteiro argentino a salvar-se do abismo da dependência das drogas, o Papa se converteu em seu pai espiritual quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires.

O Padre Guillermo Ortiz é um sacerdote jesuíta que faz parte desta história de superação e que, precisamente, conheceu Francisco quando ainda era o superior provincial da Companhia de Jesus.

"Quando vivia em Buenos Aires –recorda-, conheci este rapaz. Escutava-me pela rádio e como é carteiro, conhecia o endereço do escritório e começou a me buscar para falar de temas espirituais. Ele estava saindo da droga graças à oração, e pedia sempre conselho espiritual".

O jovem –cujo nome não revelou para proteger sua privacidade-, tinha passado muito tempo sem visitá-lo e isso começou a preocupa-lo, até que um dia, tropeçou-se com ele pela rua e o encontrou totalmente recuperado.

"Sabe com quem estive Padre? Com o Cardeal Bergoglio! –explicou-lhe-. Passei pela Cúria e lhe deixei um papelzinho com o meu nome e meu telefone dizendo que queria falar com ele, e no sábado seguinte estava no meu quarto descansando e meu pai tocou na porta. Disse-lhe que não toque porque era meu dia de descanso e queria estar um pouco mais na cama! Mas meu pai disse, não pode ser, é que o Cardeal está te ligando!".

"O mesmo Cardeal –continua o Pe. Ortiz-, tinha ligado para ele para perguntar quando podia ir encontrá-lo. Sem um calendário a mão, deu uma resposta imediata!… Estas coisas são muito lindas e a gente se pergunta: Mas de onde tira tempo?!".

O sacerdote relatou orgulhoso que finalmente o jovem conseguiu superar sua dependência com a ajuda da oração, tendo sempre um diretor espiritual, falando com sacerdotes e, neste caso em particular com o Cardeal Bergoglio, quem lhe ajudou "a seguir sua luta contra a droga".

O que mais me marcou foi que o Cardeal Bergoglio sempre teve "esta proximidade com as pessoas, que não há barreiras", "inclusive como Bispo, como Cardeal não tinha secretários e ligava diretamente para as pessoas, atendia tudo o que pedissem", conclui.

O Pe. Ortiz atualmente dirige a seção espanhola da Rádio Vaticano, a rádio do Papa, e depois da eleição de Bergoglio como Pontífice de Roma, teve a ocasião de falar com ele em várias ocasiões e saudá-lo pessoalmente.

Recentemente, participou de uma das Missas matutinas que Francisco quis celebrar todos os dias, junto a todo o pessoal que trabalha a serviço do Vaticano.