Ao presidir a festa do Corpus Christi na capital argentina, perante milhares de fiéis pertencentes às diversas comunidades da arquidiocese portenha, o Cardeal Jorge Bergoglio disse que só o “pão vivo” de Jesus “tem a força para  coesionar a multidão”.

“Só a força de sua morte na Cruz para fazer-se pão é capaz de converter as multidões em comunidades”, acrescentou o Purpurado e lamentou que as estatísticas atuais falem separadamente das crianças, idosos e desempregados.

“Os números do Senhor são diferentes: ele aponta à comunidade e à solidariedade, ele vê ‘mesas de cinqüenta’, grupos de familiares e amigos, como os que se juntam nas festas, nas celebrações religiosas. Dali parte o Senhor para organizar sua comunidade, sua Igreja. Dali devemos partir para organizar a paróquia, o bairro e a pátria”, indicou o Arcebispo.

O Cardeal Bergoglio lembrou que os cristãos “não queremos comer sozinhos o nosso pão: nem o da fé, nem o do trabalho. Não queremos aceitar resignados as estatísticas que já dão por descartados  tantos irmãos nossos”.

“Queremos ser comunidades que vivem desta força que dá a Eucaristia, para anunciar com nossa vida mais que com palavras, essa verdade do Evangelho que é transcendente porque fala de um além do individualismo, de um Reino que já está no meio de nós quando nos juntamos para compartilhar o pão em teu nome, Senhor”, acrescentou.

O Purpurado manifestou que “uma vez mais , Jesus, no meio de nós, multidão, nos insta: organizem-se em comunidades à medida do pão. Organizem-se assim como fazem em seus centros os aposentados, nos comedores das escolas, nos lares de passagem, nas festas de bairro, nas cooperativas de trabalho, nas Cáritas, nas paróquias”.

É preciso se organizar  “de modo que nem faça diferença contar as crianças ou os idosos, porque estão incluídos onde comem os que sutentam a casa”, destacou.

Na celebração, o Arcebispo renovou a consagração de Buenos Aires a Nossa Senhora de Luján e pediu aos fiéis que se preparem para o X Congresso Eucarístico Nacional   a realizar-se de  2 a 5 de setembro na cidade de Corrientes.