A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) lamentou o "atroz" assassinato do Pe. José Antonio Valle Bayona, que recebeu 17 punhaladas -a maioria na cara e no pescoço- e cujo corpo foi encontrado em um canal de irrigação em uma zona rural de Barranquilla.

Em um comunicado publicado hoje, a CEC recordou que o sacerdote de 48 anos era pároco da Paróquia Cristo Rei, do bairro Lipaya, na Arquidiocese de Barranquilla.

A polícia metropolitana de Barranquilla ofereceu uma recompensa de 20 milhões de pesos (ao redor de 11 mil dólares) a quem brinde informação sobre a identidade e a localização dos assassinos que acabaram com a vida do sacerdote em 6 de maio.

A Arquidiocese de Barranquilla, governada por Dom Jairo Jaramillo Monsalve, assinalou em uma mensagem que "com amor de pastores, o Arcebispo, seu Bispo Auxiliar e os presbíteros, em comunhão com todos os membros da Igreja Católica que peregrina na Arquidiocese de Barranquilla, repudiamos com veemência este ato atroz que segou a vida do presbítero Valle Bayona, ocasionando uma profunda dor no seio da Igreja e nas comunidades onde serviu como Ministro Ordenado do Senhor".

Este crime, assinalou o comunicado da arquidiocese colombiana, "mostra, mais uma vez, a difícil situação que enfrenta nossa sociedade, afastada da verdadeira vivência da comunhão e fraternidade, desencadeando uma violência generalizada que causa um número alarmante de vítimas no país".

Este assassinato, entretanto, expressou a Arquidiocese de Barranquilla, impulsa "com mais força" e "com maior sentido", a convocatória à "Marcha pela Vida", que se realizará no domingo 19 de maio.

O objetivo fundamental desta manifestação, remarcou a mensagem, "é o rechaço a toda classe de violência que atente contra a vida humana".

"Agradecemos o apoio dado pela Polícia Metropolitana e de todas as autoridades e convidamos a que os assassinos assumam desde a fé um exercício de arrependimento sincero que os leveao perdão misericordioso de Deus", expressou a mensagem.

A Missa de exéquias, presidida por Dom Jaramillo Monsalve, será realizada hoje, 8 de maio, às 9:00 a.m., hora local.