Com motivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será celebrada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, a Associação Ajuda à Igreja que sofre vem distribuindo aos jovens católicos do país um milhão de cópias do "YouCat", o catecismo da Igreja Católica adaptado à linguagem dos jovens.

O site oficial do Pontifício Conselho para os Leigos, o dicastério responsável pela JMJ, assinala que a contagem regressiva "já começou", e lembra que já falta menos de 100 dias para a celebração católica juvenil mais importante dos dois últimos anos.

Conforme explica, a expectativa é que a cidade receba mais de dois milhões de peregrinos.

Brasil conta com 190 milhões de habitantes dos quais, 70 por cento são católicos, dentro destes, 24 por cento são jovens menores de 24 anos.

Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), é o organismo que doará os catecismos juvenis, e o presidente da Comissão Bíblica dos Bispos brasileiros, Dom Jacinto Bergmann, está seguro de que "ajudarão a satisfazer uma profunda aspiração dos jovens, além de redescobrir o significado principal do encontro com Cristo, caminho, verdade e vida".

O diretor da AIS no Brasil, José Correa, afirmou que o "YouCat", ajuda os jovens a "conhecer melhor sua fé, a compreendê-la e aprofundar nela".

A palavra "YouCat" é uma abreviação de "Youth Catechism", em português "Catecismo para os jovens", e o livro está inspirado no Catecismo da Igreja Católica, uma obra elaborada pela Igreja faz exatamente 20 anos.

Para a criação do "YouCat" intervieram 50 jovens. O livro explica com uma linguagem simples, acompanhado de numerosas ilustrações, notas, citas famosas, e exemplos, qual é o significado essencial da fé e da Igreja.

Foi publicado em 2011, e até agora foi difundido em mais de 20 idiomas. Em 2012, com ocasião da viagem ao Líbano do Bispo emérito de Roma, Bento XVI, foi traduzido ao árabe.