Na manhã de hoje no Palácio Apostólico Vaticano, o Papa Francisco recebeu em audiência ao Presidente da República do Líbano Michael Sleiman, com quem conversou sobre a situação dos cristãos no Oriente Médio, com particular ênfase na Síria e no Líbano onde muitos se refugiaram.

Conforme indica a nota de imprensa do Vaticano, conversaram sobre a situação do Líbano, sublinhando a importância do diálogo e da colaboração entre os membros das diversas comunidades étnicas e religiosas, que formam a sociedade e constituem sua riqueza, em favor do bem comum, do desenvolvimento e da estabilidade da Nação.

A esse respeito foram expressos os melhores desejos para a formação de um novo Governo que deverá enfrentar importantes desafios em nível nacional e internacional.

Detiveram-se também sobre a situação regional, fazendo referência especialmente ao conflito da Síria. Suscita muita preocupação o enorme número de refugiados sírios que buscaram refúgio no Líbano e nos países vizinhos e para os quais, como para toda a população que sofre, solicitou-se maior assistência humanitária com a ajuda da Comunidade internacional.

Do mesmo modo, manifestou-se o desejo de uma rápida e proveitosa retomada das negociações entre israelenses e palestinos, cada vez mais necessária para a paz e a estabilidade da região.

Enfim, foi recordada também a delicada situação dos cristãos em todo o Oriente Médio e a significativa contribuição que estes podem oferecer à luz da exortação apostólica pós-sinodal "Ecclesia in Médio Oriente", que constitui um importante ponto de referência para as comunidades católicas e para as sociedades dessa região.

O Presidente libanês se encontrou em seguida com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, que estava acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.