O Papa Francisco recebeu nesta manhã em audiência no Palácio Apostólico Vaticano o Presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, com quem conversou sobre a busca de soluções pacíficas aos conflitos no Meio Oriente e na convulsionada Síria.

Conforme informa o Vaticano, nas conversações se manifestou o desejo de uma rápida retomada das negociações entre israelenses e palestinos para que, com decisões corajosas e disponibilidade de ambas as partes, assim como com o apoio da comunidade internacional, se possa chegar a um acordo que respeite as legítimas aspirações dos dois povos, e assim contribuir decididamente para a paz e a estabilidade da região.

Foram tratadas também as questões referentes à importante cidade de Jerusalém e se manifestou uma viva preocupação pelo conflito que afeta a Síria, para o qual se espera uma solução política, que privilegie a lógica da reconciliação e do diálogo.

Também se trataram uma série de questões relativas às relações entre o Estado de Israel e a Santa Sé e entre as autoridades desse Estado com as comunidades católicas locais.

Finalmente se elogiaram os notáveis progressos da Comissão de Trabalho Bilateral, que se empenha na elaboração de um Acordo sobre as questões de interesse comum, para o qual se espera uma rápida conclusão.

Depois do encontro com o Papa, Shimon Peres se reuniu com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado que estava acompanhado pelo arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.