O Papa Francisco assinalou em sua homilia da Missa desta manhã na Santa Marta que o cristão deve ser capaz de envergonhar-se dos seus próprios pecados para acolher com humildade o perdão de Deus.

Na Eucaristia que presidiu em presença de alguns empregados vaticanos do Apsa, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica e de um grupo de religiosas, o Santo Padre comentou a primeira Carta de São João, em que se diz que "Deus é luz e Nele não há trevas".

O Papa Francisco sublinhou que "todos nós temos momentos de escuridão na vida, momentos onde tudo, também na própria consciência, é escuro, mas isto não significa caminhar nas trevas".

"Caminhar nas trevas significa estar satisfeito de si mesmo; estar convencido de que não precisa de salvação. Essas são as trevas!?Quando entramos neste caminho das trevas, não é fácil voltar atrás".

"Por isso João continua, porque talvez este modo de pensar o tenha feito refletir: ‘Se dissermos estar sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós’. Olhem seus pecados, os nossos pecados: todos somos pecadores, todos. Este é o ponto de partida".

"Mas se confessamos nossos pecados, Ele é fiel, é justo a ponto de nos perdoar os pecados e nos purificar de toda iniquidade. E nos apresenta àquele Senhor tão bom, tão fiel, tão justo que nos perdoa".

O Santo Padre disse também que "quando o Senhor nos perdoa faz justiça, sobretudo a si mesmo, porque Ele veio para salvar-nos e perdoar-nos", acolhendo-nos com a ternura de um pai para com seus filhos: "o Senhor é terno para com aqueles que o temem, para aqueles que vão para Ele" e com ternura "compreende-nos sempre", quer doar-nos "aquela paz que somente Ele dá".

"Isto –afirmou– é o que acontece no Sacramento da Reconciliação" embora "tantas vezes pensemos que ir confessar-nos é como ir à lavanderia para limpar a sujeira da nossa roupa".

"Mas o confessionário não é uma lavanderia, é um encontro com Jesus que nos espera como somos. Temos vergonha de dizer a verdade, ‘fiz isso, pensei aquilo’, mas a vergonha é uma virtude verdadeiramente cristã e também humana… a capacidade de vergonhar-se é uma virtude do humilde".

"Não sei se em italiano se diz assim, mas na nossa terra àqueles que não se envergonham os chamamos de ‘sem vergonha’, porque não têm a capacidade de envergonhar-se e envergonhar-se é uma virtude do humilde, daquele homem e daquela mulher que é humilde".

Francisco disse também que é necessário ter confiança porque quando pecamos temos um defensor ante o Pai: "Jesus Cristo, o justo". E Ele nos defende frente a nossas debilidades. Mas é necessário ficar frente ao Senhor "com nossa verdade de pecadores", "com confiança, também com alegria, sem nos maquiar".

"Não devemos jamais nos maquiar diante de Deus!". E a vergonha é uma virtude: "bendita vergonha". "Esta é a virtude que Jesus nos pede: a humildade e a docilidade":

"Humildade e docilidade são como o marco de uma vida cristã. Um cristão vai sempre assim, na humildade e na docilidade. E Jesus nos espera para nos perdoar. Podemos fazer uma pergunta: então ir confessar não é como ir a uma sessão de tortura? Não! É louvar a Deus, porque eu pecador fui salvo por Ele".

"E Ele me espera para me repreender? Não, com ternura para me perdoar. E se amanhã fizer o mesmo? Confesse-se outra vez, e outra e outra e outra… Ele te espera sempre. Esta ternura do Senhor, esta humildade, esta docilidade".

Depois de assinalar que esta confiança "nos da um respiro". O Papa fez votos para que "o Senhor nos dê esta graça, esta coragem de procurá-lo sempre com a verdade, porque a verdade é sua luz, e não com as trevas das meias verdades ou das mentiras diante de Deus. Que nos dê esta graça! Assim seja".