Quatro feministas radicais seminuas atacaram o Arcebispo de Malinas-Bruxelas e Primado da Bélgica, Dom André-Joseph Leonard durante uma conferência sobre "A blasfêmia, delito ou liberdade de expressão", na Universidade Livre de Bruxelas.

A agressão realizada pelo grupo de mulheres lésbicas que pertencem ao Femen, que se autodefine como "sextremista", aconteceu no último dia 18 de abril, mas foi difundida pela imprensa local somente anteontem.

As mulheres, com o peito descoberto, utilizaram recipientes com a forma da Virgem Maria, parecidos aos utilizados para recolher água no santuário de Nossa Senhora de Lourdes, para molhar o Arcebispo, enquanto gritavam e faziam gestos violentos.

No peito nu, as quatro mulheres levavam inscrições como "meu corpo, minhas regras", "Deus ama as lésbicas", e estavam com um pôster onde estava escrito "Alto à homofobia".

Dom Leonard resistiu ao ataque das feministas radicais com paciência e oração, durante os minutos que passaram até a intervenção das autoridades de segurança.

Em 2010 e em 2011, o Arcebispo de Bruxelas sofreu agressões com "torta na cara", que seus agressores justificaram devido ao rechaço de Dom Leonard aos atos homossexuais que, como ensina o Catecismo da Igreja, são sempre "contrários à lei natural" e devido a seu rechaço ao aborto.