"O Papa Francisco conferirá o sacramento da Crisma a 44 jovens de todo o mundo que representarão simbolicamente a toda a Igreja nos cinco continentes", informou nesta quarta-feira a Santa Sé.

O anúncio foi feito durante a apresentação da Jornada dos Jovens Crismandos e Crismados a ser realizada em 27 e 28 abril; e a Jornada das Confrarias e da Piedade Popular entre os dias 3 e 5 de maio; ambos os eventos como parte do Ano da Fé convocado por Bento XVI.

Durante a apresentação, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, explicou que o denominador comum de ambos os acontecimentos que acontecerão em Roma com o Santo Padre será "o de evidenciar a peregrinação ao túmulo de Pedro. Por isso no dia anterior se proporá aos participantes uma procissão simbólica desde o obelisco da Praça de São Pedro até o túmulo do apóstolo onde se rezará o Credo".

Indicou que para o primeiro evento já se inscreveram mais de 70.000 jovens acompanhados de seus catequistas e sacerdotes. Esta presença "evidencia o entusiasmo com o qual aderiram a esta iniciativa e a grande participação que devemos esperar", afirmou.

"São jovens – disse o bispo- que mostram o rosto da Igreja presente lá onde as pessoas vivem e sofrem, para dar a todos a esperança e a certeza do futuro. Mas não há somente jovens já que "não existe uma uniformidade sobre a idade dos que vão receber o sacramento e as idades oscilam entre os 11 e os 55 anos".

Sobre o segundo evento, informou que estão inscritos mais de 50.000 pessoas. "O momento cume será a Santa Missa celebrada pelo Papa no domingo às 10,00 na Praça de São Pedro", anunciou Dom Fisichella.

Afirmou que "vamos viver um momento de fé que encontra na simplicidade das expressões e da piedade popular sua matriz mais arraigada em nosso povo, que sem interrupção vive estes sinais como aviso da fé das gerações anteriores e como uma tradição que se deve testemunhar com coragem e entusiasmo".