Ediciones Palabra acaba de publicar o livro “Bento XVI fala sobre vida humana e ecologia”, em cujo lançamento participaram os investigadores da Universidad CEU-UCH, Emilio García Sánchez e Alfonso Martínez Carbonell, informa a instituição acadêmica em um comunicado.

Desde os âmbitos da bioética e da ecologia, assim como da teologia e o direito, os autores ressaltam neste livro os pontos centrais que oferece o pensamento de Bento XVI sobre a dignidade da vida humana e o respeito pela natureza. O livro foi lançado na comemoração da eleição do bispo emérito de Roma como Papa, em 2005, recorda ainda entidade educativa.

Os mais de vinte textos reunidos em “Bento XVI fala sobre vida humana e ecologia” foram selecionados pelos professores Emilio García Sánchez, da CEU-UCH, e Pablo Blanco, da Universidade de Navarra, como editores da obra. Os textos são comentados por eles mesmos, por Dom Mario Iceta, Bispo de Bilbao, e pelo professor da CEU-UCH Alfonso Martínez-Carbonell.

A obra recolhe em um mesmo volume os melhores discursos, intervenções e escritos nos quais Bento XVI expressou seu interesse e preocupação por estes temas de atualidade durante seus oito anos de pontificado.

O professor García Sánchez destaca a importância que o antecessor de Francisco outorga à ecologia e ao respeito do meio ambiente e como condiciona este respeito à atitude desenvolvida pelo homem para a dignidade da própria vida humana.

"Bento XVI considera que o caminho para romper com as atuações hostis que o homem e a sociedade industrializada executam contra a natureza começa por conscientizar o homem para um maior respeito pela vida humana em todas suas fases", indica.

Ecologia do homem

O agora Bispo Emérito de Roma propõe, conforme destaca o professor da CEU-UCH "uma ecologia do homem como condição de eficácia das políticas e da própria educação ambiental". "Em definitiva, Bento XVI oferece uma estratégia bioética consistente em cuidar e respeitar primeiro o homem -ao ecossistema humano-, para logo, ou ao mesmo tempo, cuidar e respeitar a natureza e o resto de espécies", acrescenta.

Por sua parte, Alfonso Martínez Carbonell afirma que resultam decisivas as chaves e fundamentos teológicos e jurídicos que o Papa emérito oferece para respeitar a dignidade humana. O professor da CEU-UCH sublinha "o valor sagrado que Bento XVI outorga a cada vida humana, que a converte na criatura mais excelsa e digna da criação".

Ao mesmo tempo, oferece "uma sólida fundamentação jurídica do respeito pela vida, na qual qualifica a dignidade humana como o próprio fundamento dos direitos humanos, um fundamento pré-político".

O professor Martínez Carbonell destaca também no pensamento do Papa emérito "a importante correlação que deve existir entre a ciência e a fé, como o grande marco de seu pensamento; uma harmonia necessária e frutífera também na fundamentação bioética do respeito pela vida e a natureza. A ruptura deste diálogo comporta um custo oneroso para o desenvolvimento da humanidade".