O Arcebispo de Paris (França), Cardeal André Vingt-Trois ao concluir a assembleia plenária dos bispos franceses na manhã da quinta-feira, dirigiu uma mensagem de esperança à população francesa que atualmente vive dividida interiormente pelos protestos e manifestações ante a lei de "matrimônio para todos”, que legaliza as uniões homossexuais.

"Em um momento em que muitos de nossos compatriotas se veem profundamente ansiosos sobre seu futuro, queremos que sejam testemunhas da esperança”, expressou o Cardeal em seu último discurso como Presidente da Conferência Episcopal Francesa. Cargo que passará a Dom Georges Pontier no dia primeiro de julho.

"Nós conhecemos homens e mulheres que enfrentam dificuldades na vida por negar-se a ceder aos seus interesses pessoais, assim como atores políticos honestos e sinceros que defendem por convicção os valores embora isto lhes custe. Conhecemos pessoas preocupadas com o bem comum que aceitam dar generosamente seu tempo para trabalhar”, disse o Arcebispo.

Queremos que "estes homens e mulheres, sejam alentados pelo testemunho que dão do Evangelho", assinalou o Cardeal Vingt-Trois e acrescentou: "não podemos apoiar uma ação pública que desvia temas do debate com o fim de desestabilizar o poder político. O modelo de nossa missão no mundo não é a dos fanáticos. É a de Cristo".

"Qualquer ação impulsionada pelo ódio não pode pretender incluir o Evangelho de Cristo. Não se pode dizer que é parte da Igreja porque distorce sua imagem", enfatizou o Arcebispo.

Também se dirigiu de maneira particular às famílias e aos jovens “que se esforçam e procuram com paixão o caminho da realização de sua vida e que não escolhem a violência para expressar suas convicções.