O Bispo de San Sebastián, Dom José Ignacio Munilla, assegurou que ter "um chão firme" na família é "muito importante" para se sentir amado "incondicionalmente", para ser capaz de superar os problemas da vida e para aprender a distinguir entre algumas coisas comuns "que nunca serão normais" -como fumar maconha- e as coisas normais, que não por isso são comuns, como rezar o terço.

"A pessoa que sabe que na sua família tem um chão firme e que é querido e amado incondicionalmente, é capaz de manter um nível de problemas com muito maior naturalidade sem ficar tão atormentado, porque tem um chão firme. Mas se não tem um chão firme, os problemas angustiam muito mais", explicou durante a conferência que fechou o ciclo 'Com olhos novos', organizado pela Pastoral e alunos da Faculdade de Humanidades e Ciências da Comunicação da Universidade CEU San Pablo.

Além disso, recordou uma ocasião em Zumárraga quando falou com um jovem para tentar ajudá-lo a deixar de fumar maconha e cujos pais também fumavam e contou que, um dia, um professor de moral explicou que nesta vida "temos que distinguir entre o normal e o comum".

"Há coisas que são muito comuns, mas nunca serão normais. Será muito comum que as pessoas fumem maconha, ou fiquem bêbadas no fim de semana, mas não é normal. E, por outro lado, será normal que reze o terço com a sua mãe e seu pai de noite, é o normal, mas não é comum. Eu sou filho de uma família normal, embora não comum, tive essa sorte", precisou.

Por isso, agradeceu por ter um chão firme, "uma família compacta, íntegra em que se compartilhou o amor a Jesus Cristo" e em que teve o testemunho de uns pais "que se amaram profundamente".