O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, e o Presidente do ramo italiano do movimento "Renovação no Espírito", Salvatore Martinez, apresentaram a Fundação Vaticana "Centro Internacional Família de Nazaré", que desde a Terra Santa velará pela família a nível internacional.

Durante a apresentação, Dom Paglia explicou que este centro será um "centro de espiritualidade familiar, de formação sobre a vida parental e familiar, de pastoral, de preparação para a nova evangelização, de atividades fundadas sobre o caráter específico, eclesial e social, da família".

Nesse sentido, explicou, será um "observatório permanente de estudo sobre a pastoral familiar no mundo e, em especial, na Terra Santa e no Oriente Médio. Ajuda material às famílias em apuros, sobretudo na Terra Santa, através de projetos internacionais de coleta de recursos".

A autoridade vaticana disse que "há lugares dotados de uma extraordinária força evocadora. Nazaré é um deles. É o lugar onde Jesus cresceu, onde estava sua casa… sua família".

Dom Paglia assinalou que Nazaré é uma terra cheia de tensões e dor e que possivelmente por isso é "uma terra que, mais que nenhuma outra, reclama o direito à paz e à irmandade universal... As famílias cristãs podem converter-se em coautoras deste sonho".

Esta iniciativa nasceu do Beato João Paulo II em 1997 quando comunicou a ideia de um Centro Internacional para a Família em Nazaré. Entretanto, a ideia demorou a concretizar-se até que em 2009, pouco antes da viagem de Bento XVI à Terra Santa, quando a Secretaria de Estado e o Cardeal Ennio Antonelli retomaram a iniciativa e averiguaram a disponibilidade do movimento eclesial "Renovação no Espírito" para encarregar-se do projeto.

Após longas negociações com as autoridades políticas, eclesiais e civis de Israel, chega-se à aprovação do projeto executivo e em 2012, durante o Encontro Mundial das Famílias em Milão, o "Centro Internacional Família de Nazaré" se apresenta como obra que caracteriza o Pontifício Conselho para a Família.

Esse mesmo ano Bento XVI estabelece a forma jurídica do projeto constituindo a Fundação Vaticana "Centro Internacional Família de Nazaré" dotada de personalidade jurídica canônica pública e civil vaticana e a aprovação de seu estatuto. A Fundação se constituiu no dia 18 de janeiro de 2013 e tem como sede o Pontifício Conselho para a Família, está presidida por Salvatore Martinez, Presidente de "Renovação no Espírito".