O Papa Francisco constituiu neste sábado uma comissão de nove Cardeais para aconselhá-lo no governo da Igreja, e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, sobre a Cúria Romana.

O grupo está formado por Cardeais dos cinco continentes, entre eles:

- Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano;

- Cardeal Francisco Javier Errazuriz Ossa Arcebispo emérito de Santiago do Chile;

- Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Bombay (Índia);

- Cardeal Reinhard Marx , Arcebispo de Munich-Frisinga (Alemanha);

- Cardeal Laurent Monswengo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo);

- Cardeal Sean Patrick O’Malley, Arcebispo de Boston (Estados Unidos);

- Cardeal George Pell, Arcebispo de Sidney (Austrália);

Faz parte também do grupo o Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), como coordenador.

O Bispo de Albano (Itália), Dom Marcello Semeraro, participará da comissão com a função de secretário.

Conforme informou a Secretaria de Estado –dirigida pelo Cardeal Tarcisio Bertone-, Francisco teve esta ideia atendendo uma sugestão emitida pelos Cardeais durante as Congregações Gerais, as reuniões prévias ao Conclave.

Nestas congregações celebradas no Vaticano, os Cardeais de todo o mundo, expuseram suas ideias em referência às necessidades da Igreja.

O Vaticano informou que a primeira reunião do grupo completo está marcada para os dias 1 e 3 do próximo mês de outubro, e Francisco já entrou em contato com todos os Cardeais considerados na comissão.

A Constituição que o Papa propõe para revisar é a Pastor Bonus do Beato João Paulo II, que data de 1988 e rege todo o funcionamento e hierarquia da Cúria Romana.

Nela se faz referência aos dicastérios e seu modo de proceder, às reuniões de Cardeais, o estudo das questões organizativas e econômicas da Sé Apostólica, as relações com as Igrejas particulares, as visitas ad Limina e a índole pastoral da atividade da Cúria Romana.