Na Diocese do Cienfuegos, Cuba, um milhar de peregrinos se reuniu na sábado na Catedral local para celebrar com o Bispo local, Dom. Emilio Aranguren Echeverría, a festa de São José em uma solene Eucaristia .

Logo depois de convidar aos fiéis a orar pela saúde do Papa João Paulo II e do Arcebispo de Santiago de Cuba, Dom Pedro Meurice Estiú, Dom Aranguren recordou que em São José devemos encontrar um modelo de vida que nos ilumine, fortaleça e anime na caminhada. “José foi um homem de fé que, a partir de sua experiência, soube confrontar os momentos que podemos considerar como ‘difíceis’ ou ‘de provação’ que, na vida de todo ser humano, são aquelas nas que, verdadeiramente, se descobre a fortaleza e dignidade que marcam a identidade que qualifica à pessoa. Em São José não foram situações físicas, de enfermidade, mas sim situações pessoais, familiares e sociais, nas que teve que tomar decisões e assumir o peso da responsabilidade, como parte da missão que Deus lhe encomendava. Por exemplo, esse momento de profunda intimidade em que São José é capaz de acolher a María, como esposa, estando ela grávida. Esta resposta só se apóia na fé que José deposita na segurança das promessas e desígnios de Deus. Pensemos em tudo o que supõe esta atuação, não só de cara à repercussão social, mas também quanto à vocação a que Deus o chama. São José é um modelo de vida para todo homem de fé!”.

Recordou também o Prelado que diante dos problemas “José não vai ser uma pessoa que fica de braços cruzados, em espera de que outros lhe ofereçam a solução ou a orientação do que terá que fazer. Também isto é modelo de fé para todo homem que acredita, ao ser um homem inquieto, em busca, com iniciativas práticas e factíveis porque, através do seu agir, é Deus mesmo quem está agindo!. São José não foi o homem de deixar as coisas para depois, esperar até amanhã, porque sua fé o fazia descobrir que, em seu tempo como pessoa, Deus estava atuando no tempo da humanidade”.

Assinalou também que São José é modelo de generosa acolhida. “A fé em Deus enriquece à pessoa em seu comportamento, em seu caráter, em seu modo de ser e, não nos deve chamar a atenção que São José, homem ativo, também seja o homem acolhedor, capaz de receber aos pastores e lhes mostrar, junto com a María, ao Emanuel. Isto não é só cortesia, mas sim fala da riqueza do coração, disposição para compartilhar, capacidade de diálogo.

São José foi um homem acolhedor, educado, disposto a compartilhar e a conversar como fez com os pastores e, penso, que igual terá feito com aqueles sábios estrangeiros!”, indicou.

Destacando o especial modelo de paternidade de São José recordou especialmente aos pais de família que “um pai não só lhe dá ao filho ou à filha rasgos genéticos, nem só cumpre sua missão lhe oferecendo o sustento ou apoio econômico, mas sim, um bom pai é capaz de transmitir ao seu filho uma identidade, um modo de ser e de comportar-se, uns critérios fundamentais para atuar, uma personalidade, a fé no Jesus Cristo e o amor à Igreja ! Graças a Deus hoje há muitos dos que se pode dizer algo similar ao que se disse do Jesus, porque tiveram um pai à altura de São José!”, concluiu o Bispo.

Por sua parte, o pároco da Catedral, Padre Jairo Serra Madrid, indicou que “cada ano sentimos que este lugar se converte em um centro de fé e peregrinação com a qual os fiéis se experimentam avançando para um encontro mais profundo de suas vidas com Jesus Cristo através da figura de São José. Foi ocasião para orar pela Igreja e em especial para orar pelo Papa a quem enviamos uma mensagem em nome de toda a diocese”.