O jornal fundamentalista hindu Charaiveti de Bhopal, estado de Madhya Pradesh (Índia), publicou um artigo intitulado "A vida das monjas no inferno da Igreja", que difama e insulta os cristãos e as irmãs afirmando que seriam como "escravas" e denegrindo todas as suas obras.

No artigo escrito por R. L. Francio se lê que "a Igreja é um inferno e as religiosas vivem uma vida de inferno, abusadas e maltratadas". Este artigo despertou controvérsias e a associação ecumênica de leigos cristãos "Isai Maha Sangh" apresentou uma denúncia na polícia por difamação, segundo fontes da agência FIDES.

O responsável pela associação, Richard James, declarou que "o artigo é muito desagradável e ofensivo. Tem a intenção de incitar a tensão entre as comunidades no estado. As instituições devem deter este plano".

"Detrás destes ataques existem forças extremistas como o Rashtriya Swayamsevak Sangh – RSS que estão criando fortes tensões e problemas com as minorias cristãs e muçulmanas em Madhya Pradesh, em especial nas zonas rurais e nas aldeias", afirmou James.

Explicou que "são ataques instrumentais e ideológicos que negam todo o bem que a Igreja realiza na sociedade indiana no campo do ensino e da assistência aos pobres e marginalizados. Além disso, sobre as religiosas basta ver o serviço das Missionárias da Caridade, as Irmãs da Madre Teresa, junto aos leprosos e órfãos para compreender a verdade".

A polícia assegurou que abrirá um inquérito, enquanto isso a comunidade cristã de Bhopal pediu que o jornal se desculpe e retire o artigo, assim como pediu também uma indenização.

O jornal Charaiveti, que em idioma hindi significa "Vá em frente", é publicado pelo partido fundamentalista hindu 'Bharatiya Janata Party', (BJP) apoiado por grupos extremistas violentos, como o RSS e está dirigido por uma comissão chefiada por um membro do Parlamento e ex-ministro da União, Sumitra Mahajan.