Durante o encontro com os membros da "Papal Fundation", Francisco destacou os 50 anos da Encíclica "Pacem in Terris" do Beato João XXIII e pediu que este aniversário "seja um incentivo para empenhar-se sempre em promover a reconciliação e a paz em todos os níveis".

Nesse sentido, destacou o papel desta fundação criada em 1990 pelo falecido Cardeal John Krol na Filadelfia (EUA) e cujo objetivo é financiar as necessidades da Igreja no mundo. Seus membros e afiliados, afirmou, ajudam o Sucessor de Pedro "sustentando muitas obras de apostolado e de caridade especialmente próximas ao seu coração".

"Nestes anos contribuiu de modo significativo ao crescimento de muitas Igrejas particulares nos países em desenvolvimento ajudando, entre outras coisas, à formação do clero e dos religiosos, oferecendo ajuda, assistência médica e atenção aos pobres e necessitados, e criando oportunidades de formação e trabalho", indicou.

"Estou muito agradecido por tudo. As necessidades do Povo de Deus no mundo são grandes, e os esforços de vocês para avançar na missão da Igreja estão ajudando a lutar contra muitas formas de pobreza material e espiritual presentes na família humana, contribuindo ao crescimento da fraternidade e da paz", acrescentou.

Finalmente o Papa Francisco lhes assegurou suas orações e pediu que também rezem por ele e pelo seu "ministério, pelas necessidades da Igreja, e particularmente para que as mentes e os corações se convertam à beleza, a bondade e a verdade do Evangelho".

"Pacem in Terris" (Paz na Terra), é a última encíclica escrita pelo Beato João XXIII e foi publicada no dia 11 de abril de 1963, poucas semanas antes do Pontífice falecer. O texto reflete sobre as condições necessárias para que exista verdadeira paz no mundo, como a tomada de consciência de que todas as pessoas são parte da família humana.