O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio María Celli, alentou os católicos a fazer um uso audaz das novas tecnologias para levar adiante a evangelização.

Durante o segundo Seminário Internacional de Comunicação da Igreja, realizado em Santiago do Chile, o Prelado mostrou, através de estatísticas e gráficos, a evolução do uso das novas redes sociais nas distintas gerações, ressaltando o forte impacto que elas geraram nos jovens.

Em sua conferência "A Comunicação e o Concílio Vaticano II: Pode ser atual um Concílio celebrado há 50 anos?", Dom Celli recordou que os últimos pontífices insistiram nos desafios que nos apresentam as novas tecnologias.

"As novas tecnologias fazem parte da própria missão da Igreja. Os últimos pontífices nos ajudam a compreender que a vocação da comunicação social na Igreja é a apresentação da verdade sobre o homem", afirmou.

Entretanto, recordou que Bento XVI enfatizou que a evangelização necessita de verdadeiros testemunhos cristãos.

"Não podemos imaginar que o anúncio, com as tecnologias mais atuais, possa prescindir de um testemunho pessoal profundo de fé em Nosso Senhor. É por isso que o homem contemporâneo prefere escutar mais os que dão testemunho que os que ensinam. E se escutam os que ensinam é porque dão testemunho", enfatizou.

Do mesmo modo, recordou que o uso das novas tecnologias para a evangelização teve um importante impulso com o Beato João Paulo II, principalmente a partir da sua Carta Apostólica titulada "O rápido desenvolvimento".

Esta mudança passou por deixar de ver os meios de comunicação como simples ferramentas, mas sim como espaços culturais onde as mesmas pessoas habitam. "Internet é o novo continente para evangelizar", afirmou.

A segunda edição do Seminário Internacional de Comunicação da Igreja é patrocinado pelo Duoc UC, pela Conferência Episcopal e pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e terminou no dia 10 de abril. O encontro busca contribuir para a profissionalização das comunicações da Igreja.