Em uma mensagem lida pelo Arcebispo Leonardo Sandri, Substituto da Secretaria de Estado, o Papa João Paulo II pediu aos universitários de todo o mundo "renovar as linguagens da arte e da cultura" e ser corajosos "para não aceitar comportamentos e diversões caracterizados pelos excessos e o ruído".

Este meio-dia, Dom Sandri leu uma mensagem papal aos participantes do 38º Congresso Universitário UNIV, que este ano tem como tema: "Projetar a cultura: a linguagem da música". No ato, celebrado no Sala Paulo VI, esteve presente Dom Javier Echevarría Rodríguez, Prelado da prelatura do Opus Dei.

Os quatro mil estudantes e professores de mais de 200 universidades de todo o mundo, que participam das atividades formativas promovidas pela prelatura do Opus Dei, viram a projeção do encontro do Santo Padre com os participantes no UNIV em 1985, Ano Internacional da Juventude.

Na mensagem de hoje,o Papa lembrou que "a música, como todas as linguagens artísticas, aproxima o ser humano a Deus. Mas, ao mesmo tempo, a arte pode transmitir às vezes um conceito do ser humano, do amor, da felicidade, que não corresponde à verdade do desígnio de Deus. Por isso, é necessário discernir com claridade".

Depois de recordar que "a vocação dos fiéis leigos é a santidade, animando de maneira cristã as realidades temporais", João Paulo II escreveu que "também para vós, queridos estudantes e professores universitários, como gostava de repetir  São Josemaría, o trabalho e o estudo devem ser 'uma contínua oração, com as mesmas palavras íntimas, mas cada dia com música distinta. É missão muito nossa transformar a prosa desta vida  em endecasílabos, em poesia heróica'".

"María Muito santo lhes ajude a encontrar a seu Filho Jesus na liturgia desta Semana Santa e nos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia", concluiu.