O Arcebispo de Denver, Dom Samuel J. Aquila considerou que os imigrantes podem ajudar à renovação da cultura e ao catolicismo nos Estados Unidos.

"As famílias imigrantes sempre contribuíram à riqueza da nossa cultura - em particular à riqueza da cultura americana católica", disse o Arcebispo durante um discurso na capela da Regis University.

O Prelado considerou que apoiar às famílias imigrantes pode ser "nossa esperança mais clara para a restauração da cultura cristã nos Estados Unidos" à luz da desintegração familiar e da decadência cultural que afeta todo o país.

"Espero que os Estados Unidos possam chegar a ser uma civilização do amor. Promover a vida familiar através da lei da imigração é uma forma de promover uma civilização do amor e da cultura da vida", indicou.

O Arcebispo pediu não considerar os imigrantes "unicamente através de uma lente financeira" como trabalhadores com potencial econômico, mas sim como membros das famílias "essenciais para nossa ordem social".

A imigração teve um impacto sobre a vida pessoal do arcebispo. Seus quatro avós vieram do "pequeno povo da Sicília", às vezes seguindo seus próprios pais para os EUA.

"Eles deixaram tudo o que tinham porque necessitavam o que os Estados Unidos tinham para oferecer: A perspectiva de trabalho, de estabilidade, das escolas, e os médicos, e suficiente comida para alimentar seus filhos", assinalou.

Dom Aquila também recordou que "Jesus Cristo era um imigrante. Se damos as boas vindas aos imigrantes que nos rodeiam, respeitando sua dignidade e liberdade, tratando-lhes com justiça – daremos as boas vindas a Jesus Cristo e a Sagrada Família. Qualquer coisa que façamos pelos imigrantes entre nós, fazemos também por Cristo, Nosso Senhor".