O Presidente George W. Bush assinou esta madrugada a lei que o Parlamento Americano aprovou  a última hora de ontem; para conceder aos pais de Terri Schindler-Schiavo o direito de apelar a sentença de um juiz do estado da Florida que ordenou sua morte por inanição.

O advogado dos pais de Terri, David Gibbs, apresentou faz umas horas ante um tribunal federal um recurso contra o retiro da sonda que a alimentava.

Espera-se que o juiz federal que seja sorteado no caso ordene quanto antes a restituição da sonda que foi retirada na sexta-feira passada. Desde essa data, Terri não recebeu alimento nem hidratação alguma e se esperava que morrera em duas semanas.

Em 1990, Terri sofreu um ataque ao coração e um caso de negligência médica lhe causou dano neurológico permanente. Não pode falar nem mover-se, mas respira por si mesmo, sorri, chora e segundo seus pais, comunica-se com eles.

Seu marido, Michael Schiavo, quem sustenta uma relação com outra mulher e tem já dois filhos, obteve diante dos tribunais quase um milhão de dólares em reparação pelas seqüelas de Terri. Desde que ganhou este dinheiro começou uma batalha legal para obter a morte de sua esposa.

Esta é a terceira vez em que lhe retira a sonda de alimentação. No ano 2001 foi restituído por ordem judicial e no ano 2003 por uma ordem do governador da Florida, Jeb Bush, que posteriormente foi anulada por vulnerar a constituição do Estado.

O caso, que leva sete anos ante os tribunais, ressurgiu esta semana quando os republicanos no Congresso tomaram a causa dos pais da paciente. Ambas as câmaras convocaram sessões extraordinárias ontem, Domingo de Ramos, no meio do recesso da primavera, para invalidar a decisão do juiz da Florida.