O Arcebispo de Santa Cruz da Serra (Bolívia), Cardeal Julio Terrazas Sandoval, pediu que os meios de comunicação deixem de falar dos sapatos ou da cruz do Papa Francisco, e que comecem a concentrar-se no centro da sua mensagem, que é o chamado a ser uma Igreja que não se fecha em si mesma mas é missionária e sai ao encontro dos outros.

"Deixem de passar horas e horas falando na televisão ou no radio sobre os sapatos do Papa, sobre a cruz (…) o Papa não é nem essa cruz nem estes sapatos. O Papa é o representante de Cristo e Ele tem uma missão, a missão de fazer que a Igreja não tenha medo, que a Igreja abra suas portas e que a Igreja escute também o clamor dos outros", expressou durante a Missa dominical.

Depois de retornar do Vaticano, o Cardeal se reencontrou com a Igreja na Bolívia e transmitiu-lhe o chamado de Francisco para abrir as portas: "Não se fechem, não tenham medo e saiam. Não queremos uma Igreja medrosa e uma sociedade que não tem consciência de seus valores humanos", expressou.

"Não queremos um mundo obscurantista, queremos um mundo aberto, que seja capaz de compreender as coisas que se vivem hoje, mas que também seja capaz de semear aquelas sementes do reino que custam para ser aceitas, mas que produzem frutos para todos", adicionou.

Conforme informou a imprensa local, o Cardeal Terrazas também fez um chamado à paz que é um dos frutos da Páscoa. "A paz exige também outra atitude fundamental que a celebramos hoje com a chamada festa da misericórdia", acrescentou.

Nesse sentido, o Cardeal convidou a acolher o ensinamento do Santo Padre sobre a misericórdia de Deus. "Deus perdoa sempre, somos nós os que não perdoamos", assinalou.