O Bispo Emérito de Roma Bento XVI "aprecia vivamente" a grande quantidade de mensagens de afeto e proximidade de pessoas de diversas partes do mundo que HazteOir.org recolheu e entregou para ele, conforme se lê em uma carta da Secretaria de Estado assinada pelo substituto, Dom Angelo Becciu.

"Sua Santidade apreciou vivamente esta delicada atenção assim como os sentimentos que a motivaram, e exortou renovar nossa fé no Sumo Pastor da Igreja, Cristo o Senhor. Outorga de coração sua bênção que se extende a todos os que se uniram a esta delicada atenção", assinala a missiva.

Dom Becciu, que dirige a carta ao presidente de HazteOir.org, Ignacio Arsuaga, reconhece o "cordial afeto e proximidade espiritual" que manifestou a Bento XVI e "sua estreita união na oração com motivo de sua renúncia" ao ministério petrino.

A mensagem proposta por HazteOir.org, na qual participaram mais de 50 mil pessoas –em sua maioria espanhóis, mas também de outros lugares do mundo–, agradecia a Bento XVI "por sua imensa entrega à Humanidade e à Igreja" e desejava "que o Espírito Santo guie o seu sucessor" e "que Deus o guarde". "Firmes na Fé, Santo Padre!", remarcavam.

Os três volumes necessários para recolher as adesões foram entregues ao Núncio Apostólico na Espanha, Dom Renzo Frattini, no mês passado para que as enviasse à Santa Sé, que agora devolveu o gesto com uma carta de parte de Bento XVI enviada desde a Secretaria de Estado do Vaticano.

"Estamos muito gratamente surpreendidos e sobretudo, agradecidos por esta resposta tão carinhosa", afirmou Arsuaga.