O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, assegurou  que o Papa João Paulo II está dando um testemunho de santidade com sua vida.

O Papa "é um santo em vida mas muito excepcional e isto tem um significado divino que nós não entendemos bem mas é um fato", afirmou Dom Sáenz Lacalle em uma roda de imprensa, logo após da Missa dominical.

Segundo o Prelado, "desde o 13 de maio de 1981, o dia do atentado (perpetrado pelo turco Alí Agca) o Santo Padre não deixou que ter dor física em seu corpo já seja pelas causas do mesmo atentado e por todas as complicações que surgiram, depois por posteriores quedas ou problemas que houve".

Também indicou que suas complicações de saúde se devem a "um querer de Deus de tê-lo muito perto de Cristo crucificado e assim levou à frente o desempenho de sua missão e o está fazendo agora".

O Arcebispo comentou que o Papa cedeu a outros sacerdotes a realização de todos os atos religiosos da Semana Santa no Vaticano "mas a Via Sacra da Sexta-feira Santa não a delegou, acredito que deve ter especial interesse em participar de algum jeito neste ato tão interessante, não esqueçamos que ele está muito unido a Cristo na cruz, está carregando com a cruz".

Dom Sáenz Lacalle assegurou que "o Papa é uma pessoa atlética com um organismo fortíssimo; o sistema cardíaco, pulmonar e seu organismo é forte. Mas Deus permitiu que haja fraturas de ossos, quedas, Deus permitiu que tenha o Parkinson que afeta a capacidade de falar corretamente, mas tem um organismo forte".