O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, expressou seu apoio ao foro de consulta iniciado nesta semana para discutir uma nova lei contra as ‘maras’ ou gangues, um dos principais problemas sociais no país.

O Prelado afirmou que “estamos interessados na consulta que está sendo feita sobre a lei ‘antimaras’, me dá muita alegria que participem  representantes da Igreja na mesas de discussão e análises”.

O Governo salvadorenho convocou recentemente os deputados de todos os partidos políticos, à Procuradoria para a Defesa dos Direitos Humanos e a Igreja para analisar a necessidade de uma normativa permanente contra as as bandas criminosas.

Atualmente está vigente a Lei para o Combate de Atividades Delinqüentes de Grupos Criminosos Especiais, que vence no final de junho e que teve uma duração de três meses.

Esta lei foi aprovada assim que caducou a “Lei Antimaras” aprovada em outubro de 2003 e que foi declarada inconstitucional pela  Suprema Corte de Justiça (CSJ). Ambas normativas foram criticadas pelos juízes que as classificaram de inaplicáveis”.