Ao presidir a Missa por Domingo de Ramos na Catedral Metropolitana, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, fez um chamado a "dar passos de reconciliação" no país.

Segundo o Cardeal, esta festa que dá início à Semana Santa, recorda a entrada do Jesus Cristo em Jerusalém para proclamar um "reino de paz” que deve inspirar à sociedade chilena.

"Acredito que é bastante próprio de nossa maneira de ser o fato de, de vez em quando, ter discussões, distintas opiniões, certas rivalidades. Para elas chegue o evangelho de Jesus Cristo que precisamente quando entra em Jerusalém o que está proclamando é um reino de paz", recordou.

"Isso é o que temos que fazer: ou seja, dar passos de reconciliação. A reconciliação é com Deus mas é também com os irmãos", acrescentou.

O Cardeal lamentou que o Papa não possa presidir as celebrações de Semana Santa e assinalou que "podemos compartilhar seus sentimentos, com tristeza, mas sabendo que o pastor supremo da Igreja é Jesus Cristo que fala através do Papa ou de outra pessoa que o substitui nestes dias".