A ministra italiana de Justiça, Paola Severino, assegurou que os meninos e meninas do instituto penal de menores de Roma ‘Casal del Marmo’, também aqueles não católicos, viverão "com forte emoção" a visita do Papa Francisco na próxima Quinta-feira Santa para celebrar a Missa com eles, onde ela mesma estará presente.

"Os jovens que estão na prisão estão ainda mais necessitados, primeiro de tudo de fé e esperança. As palavras de proximidade e de calor que o Papa levará ali são um dom extraordinário, um ato de amor. Um gesto que todos os jovens, também aqueles de fé não católica viverão com forte emoção", remarcou, conforme informa o Ministério de Justiça italiano.

Para a ministra, a decisão do novo Papa de celebrar a missa da Quinta-feira Santa nesta prisão de menores é um gesto simbólico de quem "quis iniciar seu Pontificado dando espaço aos pobres, aos débeis, aos que estão presos, sobretudo em uma prisão de menores onde verdadeiramente se recolhe tanta dor".

Além disso, em uma entrevista à Rádio Vaticano, Paola Severino precisou que, depois de uma visita ao centro para verificar o estado de ânimo dos jovens, descobriu um clima de "expectativa e de esperança verdadeiramente extraordinário".

Para ela, a "espontaneidade" dos meninos internos será o melhor testemunho para um Papa "que mostrou uma atenção imediata para aqueles que mais sofrem" e entre os que se encontram, conforme apontou, estes jovens, em sua maioria estrangeiros, "que sentem a falta e a distância da família".

Perguntada sobre a reinserção destes jovens, ela explicou que há histórias "terríveis" de recaída na delinquência, mas também histórias "extraordinárias" de recuperação.