Ao concluir sua catequese desta manhã na Praça de São Pedro, o Papa Francisco fez um especial chamado ao fim da violência na República Centro-Africana, onde os extremistas islâmicos do grupo Seleka tomaram o poder pelas armas e perseguem os cristãos.

O Papa disse que acompanha "com atenção o que está acontecendo nessas horas na República Centro-Africana e asseguro minhas orações por todos os que sofrem, em particular pelos parentes das vítimas, os feridos e as pessoas que perderam seus lares e se viram obrigadas a fugir".

A capital da República Centro-Africana está vivendo momentos difíceis depois da conquista por parte da coalizão Seleka. Tomaram o controle e anunciaram a suspensão da Constituição, a dissolução da Assembleia Nacional e do governo e a imposição do toque de recolher em Bangui, a capital de 7 da noite às 6 da manhã.

A cidade continua sendo alvo dos saques por parte dos bandos criminais e os cristãos estão sendo perseguidos. Ante esta situação, o Arcebispo de Bangui fez um pedido para que esta crise política não se converta em uma crise religiosa.

Por toda esta situação, o Papa Francisco fez um enérgico chamado para que "cessem imediatamente as violências e os saques e se encontre o quanto antes uma solução política à crise que restabeleça a paz e a concórdia a este querido país, marcado há muito tempo por conflitos e divisões".