O Padre Federico Lombardi, diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, informou hoje que "a Missa que o papa Francisco celebrará na Quinta-feira Santa na capela do Instituto Penitenciário para menores (IPM) de Casal del Marmo será por expressa vontade sua muito simples".

Dado o caráter íntimo da visita pastoral, a presença dos jornalistas estará limitada ao exterior do edifício e não haverá transmissão televisiva ao vivo.

Na Missa estarão presentes 50 jovens, entre os quais 11 meninas; todos hóspedes do IPM. O Papa lavará os pés a doze deles, escolhidos de diferentes nacionalidades e confissões religiosas. As leituras e a oração dos fiéis serão feitas pelos meninos e meninas do IPM.

Depois da Missa o Papa encontrará os jovens e o pessoal do IPM, ao redor de 150 pessoas, no ginásio dessa instituição. Está prevista a presença da Ministra de Justiça, Paola Severino, acompanhada pela Chefe do Departamento de Justiça de Menores, Caterina Chinnici, do comandante da Polícia Penitenciária do Instituto, Saulo Patrizi e da diretora do IPM, Liana Giambartolomei.

Os jovens darão de presente a Francisco um crucifixo e um genuflexório de madeira, fabricados por eles na oficina de artesanato de Casal del Marmo e o Santo Padre levará para eles ovos de Páscoa e "colomba", (o doce de Páscoa tradicional italiano).

Junto ao Pontífice concelebrarão o cardeal Agostino Vallini, seu vigário para a diocese de Roma, e o padre Gaetano Greco, capelão desse instituto. Também estarão presentes dois diáconos: um terciário capuchinho da Dolorosa, Fra Roi Jenkins e o padre colombiano Pedro Acosta.