Segundo informou a página oficial da JMJ Rio 2013, uma nova proposta para a programação do Papa Francisco no Rio de Janeiro já foi entregue ao Vaticano pelo o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta.

Durante a passagem de três dias em Roma para a missa que marcou o início do ministério petrino do Papa Francisco, Dom Orani levou ao Pontifício Conselho para os Leigos e aos responsáveis pela agenda e segurança do Papa uma sugestão de diversas atividades que ele poderia fazer durante sua passagem pelo Rio de Janeiro fora a programação fixa da Jornada.

A nova proposta, elaborada a partir da condição física do novo Papa, foi “pensada em vista as necessidades da cidade, em relação a favelas, a juventude privada de liberdade, a questão das drogas, aos jovens vocacionados, as crianças, alguns locais como o Cristo Redentor e/ou a Penha e um encontro especial com os bispos”, esclareceu Dom Orani em uma recente coletiva na sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Já está confirmada a participação do Sumo Pontífice nos Atos Centrais (Acolhida do Papa, Via-Sacra, Vigília e Missa de encerramento) e o almoço com os jovens de todos os continentes, que faz parte da agenda fixa do papa durante as JMJ. Segundo o arcebispo, a agenda do Papa no Brasil será confirmada somente no final de abril ou início de maio.

Também serão avaliadas pelo Papa e pela equipe do Vaticano a possível presença do Santo Padre em outras cidades brasileiras, como Aparecida, e países da América Latina, porém nada será confirmado antes dessa data.