O Papa Francisco enviou uma mensagem escrita com seu punho e letra para ser lida durante a ordenação diaconal de seis seminaristas no último sábado em Buenos Aires (Argentina), exortando-os a não ser "diáconos de aluguel", mas servidores de Cristo e do próximo.

"Com quanta alegria estaria hoje entre vocês! Entretanto, tenham a certeza de que espiritualmente estou ai", expressou o hoje Papa e anteriormente Arcebispo de Buenos Aires, na carta enviada via fax ao administrador diocesano, Dom Joaquín Sucunza, para que seja lida na cerimônia realizada no templo paroquial de São Bento Abade.

"Acabam de receber o diaconato e manifestar publicamente sua vocação de serviço… e isto não só por um tempo, mas para toda a vida. Que a existência sacerdotal de vocês seja serviço: serviço a Jesus Cristo, serviço à Igreja, serviço aos irmãos, especialmente aos mais pobres e necessitados", assinalou o Santo Padre.

Nesse sentido, o Papa Francisco os exortou a não ser "‘diáconos de aluguel’ nem funcionários. A Igreja não é uma ONG. Que no serviço entreguem suas vidas".

Finalmente, afirmou que "rezo por cada um de vocês, por suas ilusões e por suas penas. E não se esqueçam de que Jesus os olhou; deixem-se olhar por Jesus. Por favor, rezem por mim. Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide".

Os ordenados foram: Matías Viñas, de 31 anos, Damián José Reynoso, de 32, Pablo Mariano Martín Rodríguez Alarcón, de 37, Silvio Eduardo Rivera, de 43, Facundo Fernández Buils, de 29, e Guido Petrazzini, de 30 anos.

A celebração foi presidida por Dom Sucunza e concelebrada pelos bispos auxiliares de Buenos Aires, Dom Vicente Bokalic Iglic, Dom Raúl Martín, Dom Enrique Eguía Seguí e Dom Luis Alberto Fernández, ademais de 200 sacerdotes.