Na manhã desta quarta-feira, 20 de março, a presidente Dilma Rousseff foi recebida em audiência privada pelo Papa Francisco, na qual conversaram, entre outros temas, sobre a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho deste mês, e uma possível visita do Pontífice ao Santuário Mariano de Aparecida (SP).

Segundo informou a página oficial da Conferência Nacional do Bispos do Brasil, a presidente afirmou ao Papa que “a Jornada vai atrair para o Brasil milhares de jovens católicos, que serão muito bem recebidos”. A visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, deverá ser a primeira viagem transoceânica do Papa Francisco.

Dilma foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou ontem (19) o início do seu pontificado.

“[O Papa] falou sobre a importância da juventude na construção do futuro da humanidade e que a Igreja como uma instituição secular, tem no jovem um foco muito grande”, disse a presidente, após o encontro com o papa, no Vaticano.

Dilma disse que o Papa Francisco ressaltou que é fundamental, para o combate às drogas, reforçar valores e princípios. “Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude”, destacou.

O papa confirmou à presidente que participará da Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro e que pretende, depois da jornada visitaria o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que também é o maior santuário mariano do mundo.

A Rádio Vaticano informou que o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, recebeu com alegria a notícia. Porém, ainda não há maiores detalhes sobre esse acréscimo no roteiro da visita do Santo Padre ao país.

“É uma notícia que me enche de alegria. Os devotos de Nossa Senhora Aparecida, em todo o Brasil, também devem estar transbordando de alegria”, disse dom Damasceno.

Em nota oficial, Dom Darci José Nicioli, CSsR, Bispo Auxiliar de Aparecida, afirmou:

“Em audiência concedida à Presidente Dilma Rousseff, na manhã de hoje (20/3), o Papa Francisco surpreendeu-nos ao revelar sua intenção de visitar Aparecida quando estará no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Não foi definida a agenda, se o Santo Padre virá antes ou depois do evento, que ocorrerá de 23 a 28 de julho de 2013.

Segundo Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida, que está em Roma, esperamos ainda a confirmação oficial da visita.

Diante de tão auspiciosa notícia, desde já nos alegramos e abrimos nosso coração para acolhê-lo na Casa da Mãe Aparecida, onde bate o coração católico do Brasil”.