O Papa Francisco recebeu ontem pela tarde o Superior Geral da Companhia de Jesus (jesuítas) o Padre Adolfo Nicolás S.J., conforme confirmou hoje o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi.

Na sexta-feira passada, dia 15, o Santo Padre telefonou pessoalmente para a Casa Geral dos Jesuítas em Roma para agradecer ao Padre Nicolás a carta que lhe enviou no dia anterior, depois de ficar sabendo de sua eleição como Papa.

O telefonema surpreendeu o porteiro, quem logo depois de entender que realmente estava falando com o Papa, passou o telefone ao secretário privado do Padre Nicolás com quem o Pontífice conversou uns minutos. No diálogo, conversaram sobre a possibilidade de um encontro "o mais breve possível".

O Padre Nicolás escreveu ao Papa, o primeiro Pontífice jesuíta na Igreja, que sua eleição "abre para a Igreja uma etapa cheia de esperança".

Em um comunicado, o espanhol e geral dos jesuítas manifestou que "todos" os jesuítas acompanham com a oração a "este irmão" e agradecem sua "generosidade por aceitar a responsabilidade de guiar à Igreja em um momento crucial".

Além disso, sublinhou que o nome de Francisco com o que a partir de agora será chamado o cardeal Jorge Mario Bergoglio, evoca seu espírito evangélico de proximidade aos pobres, sua identificação com o povo simples e seu compromisso com a renovação da Igreja.