Antes da Missa de "início do Ministério Petrino do Bispo de Roma", que é o nome oficial da Eucaristia que será celebrada nesta terça-feira 19 de março, dia de São José, o Papa Francisco percorrerá no papamóvel a Praça de São Pedro para saudar a multidão que chegará a ser aproximadamente um milhão de pessoas.

O Papa sairá da Casa Santa Marta, onde está alojado, ao redor das 8:45 a.m., hora de Roma, e em jipe ou papamóvel fará um percurso na Praça de São Pedro para saudar os fiéis. Logo irá para a sacristia que está junto à imagem da Pietà na Basílica vaticana para revestir-se para a Missa.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, explicou que da sacristia o Papa irá descer à tumba de São Pedro acompanhado por patriarcas e arcebispos mais velhos das Igrejas Orientais Católicas, onde fará uma homenagem, uma oração ante o primeiro Papa.

Antes do início da Missa serão realizados os primeiros ritos com a entrega do anel do pescador e do pálio. O pálio será entregue pelo cardeal protodiácono, Jean-Louis Tauran, o mesmo que anunciou ao mundo o Habemus Papam em 13 de março. O pálio é o mesmo que usava Bento XVI. O anel será imposto depois pelo cardeal decano do Colégio Cardenalício, Angelo Sodano.

Logo depois disto, o último rito introdutório é a promessa de obediência dos presentes ao novo Papa. Para fazê-lo de modo simples, serão seis os cardeais que a farão em representação dos outros: dois da ordem dos bispos, dois da ordem dos presbíteros e dois da ordem dos diáconos.

Logo depois destes ritos começará a Missa, com a liturgia da Solenidade de São José. Uma particularidade é que o Evangelho será em grego, para manifestar a comunhão com as Igrejas Orientais de rito católico. Por uma questão prática, somente o Evangelho será cantado em grego já que em latim se rezará o resto da liturgia.

A homilia do Papa será em italiano. Quanto à música, estará o Coro da Capela Sistina e o Coro do Instituto de Música Sacra. Durante o ofertório será entoado um motete composto por Pierluigi Palestrina exclusivamente para esta Missa. O nome do canto é: "Tu es pastor ovium", (Você é o pastor das ovelhas). A Missa terminará com o canto do Te Deum.

Logo depois da Missa e após despojar-se das vestimentas litúrgicas, o Santo Padre saudará no altar central às delegações dos diversos países e organizações internacionais que serão aproximadamente 132.

Calcula-se 33 delegações de Igrejas ou confissões cristãs. Estará presente, entre outros, o Metropolita Hilarion do Patriarcado de Moscou, o Patriarca Bartolomeu e uma delegação do grande Rabinato de Jerusalém.

Naturalmente, explica o Padre Lombardi, as duas delegações maiores serão a da Argentina, encabeçada pela presidente Cristina Kirchner que se reuniu e almoçou hoje com o Papa, e a da Itália.