O Papa Francisco fez uma visita privada à Basílica de Santa Maria Maior na manhã de hoje e rezou durante uma meia hora ante o altar da Mãe de Deus, como disse que faria ontem à multidão que o recebeu na Praça de São Pedro.

O Santo Padre, que era até agora Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), ingressou na Basílica ao redor das 8:00 a.m. por uma porta lateral, acompanhado do Prefeito da Casa Pontifícia, o Arcebispo Georg Gänswein e o Padre Leonardo Sapienza.

O Papa deixou uma pequena oferenda floral que ele mesmo levou até o altar da Salus Populi Romani, a devoção presente na Basílica, o mais antigo templo dedicado à Virgem Maria no ocidente.

Também esteve presente o Arcipreste da Basílica, o Cardeal espanhol Santos Abril y Castelló, quem disse à Rádio Vaticano: "conheço bem o até agora Arcebispo de Buenos Aires, desde quando fui núncio lá (Argentina) e sei de sua profunda devoção à Virgem, mas não acreditava que a visita seria tão imediata".

O Cardeal disse que quando recém o viu esta manhã perguntou se ele havia conseguido dormir bem, e o pontífice respondeu: "sim bastante bem, pela metade, mas muito bem". "Certamente –prosseguiu o Cardeal espanhol– (o Papa) estava muito sereno, muito tranquilo. Não só vemos que é sereno mas ele consegue transmiti-lo".

O Papa Francisco, continuou, "está muito convencido da força do Senhor, da ajuda que o Senhor dará, do amparo da Virgem e da oração de tantíssimas pessoas que no mundo rezaram e que seguirão rezando por ele. Certamente isto dá a serenidade, a graça e a força para começar este pontificado".