Os 115 cardeais eleitores que fazem parte do Conclave para escolher o novo Papa, têm plena liberdade na Casa Santa Marta, onde residem nestes dias, para rezar, refletir e compartilhar entre eles.

"Os cardeais têm total liberdade de organizar o tempo como quiserem: além dos momentos de oração pessoal, também têm ocasião de compartilhar entre eles", explicou o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi.

"Não há limite para a partilha entre os diversos membros do Colégio que queiram aprofundar qualquer argumento para orientar-se melhor", acrescentou.

Trata-se de um tempo muito sereno no qual descansam e podem adquirir "elementos importantes de informação ou reflexão que, à luz da votação, cada um usa para fazer seu discernimento e tomar sua decisão sobre quem votar nos seguintes escrutínios".

A Domus Sanctae Marthae é a residência dentro do Vaticano onde os 115 cardeais eleitores residem durante os dias do Conclave, ali são atendidos por um grupo de pessoas que também fizeram um juramento de não divulgar informação.

Nesta residência também estará durante um breve tempo o novo Papa que for eleito, enquanto são feitas as modificações do apartamento pontifício que foi selado em 28 de fevereiro, o dia em que ficou a Sé vacante.