Em vistas ao Conclave que iniciou hoje, milhares de fiéis inundaram nesta manhã a Praça de São Pedro do Vaticano para acompanhar aos cardeais durante a Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, a celebração que antecede à eleição do novo Papa.

A Missa foi celebrada dentro da Basílica de São Pedro que estava lotada, enquanto que na praça foram colocados diversos telões gigantes com sua retransmissão. Todos estavam cheios de expectativas ante o que muitos chamam um "momento histórico para a Igreja".

Entre os peregrinos se encontrava Ernesto Herrera, um mexicano que explicou ao grupo ACI que viajou até Roma com toda sua família, especialmente para a ocasião.

"Viemos especialmente ao Conclave desde o Querétaro, México, e não vamos embora até que saia o Papa. Estamos muito emocionados, e não nos importa de onde seja, queremos somente que seja bom e que os cardeais escolham bem. Espero que o Papa seja igual a todos os anteriores tomando boas decisões para a Igreja", referiu.

Também muitas religiosas rezaram ante os telões durante a Missa, entre elas Irmã Cornelia, uma religiosa italiana do Instituto dos Apóstolos do Sagrado Coração de Jesus, quem explicou ao grupo ACI que "trata-se de momento muito emocionante. Estamos orando para que realmente o Espírito Santo descenda sobre os cardeais e que sejam dóceis para escolher a quem Ele –Deus– quer e nós seremos obedientes ao Papa e fiéis até o final".

Os fiéis acompanharam a Missa em um ambiente de recolhimento e oração, ainda quando o dia ensolarado deu passo a uma abundante chuva e granizo.

O Padre Juan Carlos Díaz do México, um entre as centenas de sacerdotes que se encontrava na praça, explicou ao grupo ACI que sente "uma grande alegria por poder estar em Roma vivendo este momento histórico e acompanhando aos cardeais e, proximamente, ao futuro Papa".

"É um momento muito importante para a Igreja. O que Cristo, a Igreja e o Espírito Santo falem aos corações dos cardeais será o melhor", concluiu.

Em São Pedro já está tudo preparado para conhecer o novo Papa. O Vaticano instalou inibidores de frequência para assegurar o isolamento e a completa privacidade do Conclave, e a sacada principal de São Pedro já está decorada para receber o Pontífice, que poderia ser eleito a partir desta tarde.