Na décima e última congregação precedente ao Conclave participaram 152 cardeais, incluindo os 115 eleitores. Durante a mesma foram sorteados os três novos membros da Congregação particular que ajuda o Camarlengo durante três dias e, portanto começarão a desempenhar sua função a partir do primeiro dia do Conclave.

Os novos membros são os cardeais: Antonios Naguib (Ordem dos Bispos); Marc Ouellet (Ordem dos Presbiteros) e Francesco Monterisi (Ordem dos Diáconos). Se o conclave durar mais de três dias, três novos nomes seriam.

"Houve 28 intervenções na manhã de hoje–informou em sua conferência de imprensa diária o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi-, chegando assim a um total de 161 intervenções no curso das dez congregações. É uma ampla participação, embora se alguns cardeais desejaram falar mais vezes ou durante mais tempo, mas decidiu-se não fazer outra congregação pela tarde, em vista do traslado à (Casa) Santa Marta e à preparação do Conclave".

Esta manhã falou-se, entre outras coisas do Instituto para as Obras Religiosas (IOR).

"O Cardeal Tarcisio Bertone na qualidade de Presidente do Comitê de Vigilância do IOR tem expôs aos presentes a natureza desse organismo e o processo de adequação às normas de transparência que segue. Fica completa assim a informação sobre a situação econômica da Santa Sé. Naturalmente, falou-se muito sobre o perfil do Santo Padre e as esperanças postas em sua figura".

O Padre Lombardi explicou alguns detalhes em relação ao Conclave que começa nesta terça-feira.

Na tarde de hoje, 90 pessoas envolvidas no conclave se reunirão na Capela Paulina, perante o Cardeal Camerlengo para realizar o juramento dos oficiais e encarregados do serviço durante o Conclave, entre eles estão membros da guarda suiça e funcionários do Vaticano.

A Missa "Pro eligendo Romano Pontífice" (pela eleição do Pontífice) será celebrada amanhã, terça-feira 12 de março, às 10:00 a.m. na basílica de São Pedro. O livreto da Missa está postado no site: www.vatican.va na seção de Cerimônias litúrgicas. A liturgia será presidida pelo Cardeal Decano, Angelo Sodano, e concelebrada por todos os cardeais, inclusive os não-eleitores. Durante o ofertório será cantado um motete do compositor de peças sacras so século XVI, Giovanni Pierluigi Palestrina.

A partir da manhã o Centro Televisivo Vaticano terá uma câmara fixa na chaminé da Capela Sistina para ver a saída da fumaça branca ou negra.

Nos assentos da Capela Sixtina os cardeais eleitores já têm à mão a Constituição Apostólica "Universi Dominici Gregis", o Ordo rituum conclavis e o livro da liturgia das horas.

O diretor do Escritório de Imprensa, resumiu também os atos finais do Conclave. "Se um cardeal conseguir os dois terços –a maioria requerida para a eleição do Pontífice– o cardeal Decano da assembleia, neste caso o cardeal Giovanni Battista Re, pergunta ao eleito: "Aceitas tua eleição canônica como Supremo Pontifice? E uma vez recebido o consentimento pergunta-lhe: "Com que nome queres ser chamado?".

Então o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias atuando como notário e tendo como testemunhas a dois cerimoniários que serão chamados naquele momento redata a ata da aceitação do novo pontífice e do nome que tomou. Procede-se então a queimar as papeletas para a "fumata" branca.

A seguir o novo Papa se veste na chamada "Estância das lágrimas", a sacristia onde o novo Papa se veste de branco pela primeira vez e onde, como conta a história, o recém eleito Pontífice costuma derramar lágrimas antes de assumir a nova tarefa de ser Pastor da Igreja universal.

Quando retorna à capela Sistina dá-se leitura a uma passagem do Evangelho ligada ao ministério petrino, reza-se brevemente e os cardeais, um por um, vão até o novo Pontífice para felicitá-lo e prometer-lhe obediência.

O Papa e os cardeais entoam juntos o Te Deum. "Neste conclave há uma novidade - assinalou Lombardi- o Papa antes de sair ao balcão para saudar a multidão, passa da Capela Sixtina à Paulina para rezar a sós durante uns momentos diante do Santíssimo Sacramento. Depois do anúncio do protodiácono, como é habitual, aparece ao balcão e, junto com a saudação dá a bênção ‘Urbi et Orbi’.

No que diz respeito à Missa de inauguração do pontificado, o Padre Lombardi explicou que esta não tem necessariamente ser celebrada em um domingo, mas a qualquer dia da semana.

Por último, esclareceu que o Prefeito da Casa Pontifícia, o Arcebispo Georg Gänswein, secretário do Papa emérito, estará presente na cerimônia de início do conclave, devido ao seu cargo.

Por último, o P. Lombardi explicou em base ao último Conclave, que da fumaça branca até o "habemus papam" poderiam passar 50 minutos, que estarão acompanhados pelo repicar de sinos da Basílica de São Pedro.