O Patriarca de Antioquía dos Maronitas, Cardeal Bechara Boutros Rai, informou que se está preparando "uma reunião de todos os Patriarcas ortodoxos e católicos do Oriente Médio, para promover a unidade entre os cristãos e fazer frente aos problemas e ao sofrimento que compartilhamos neste momento difícil da história".

Em declarações difundidas ontem pela agência Fides, antes do anúncio de que os cardeais não conversariam com a imprensa para evitar filtrações, o Cardeal afirmou que esta cúpula será um momento importante na densa rede de contatos ecumênicos que nos últimos meses contaram com a participação da cabeça da Igreja maronita, criado cardeal pelo Papa Bento XVI no consistório de 24 de novembro de 2012.

"A possibilidade de voltar a uma completa unidade está sendo estudada nos altos níveis. Enquanto isso, podemos viver a comunhão no âmbito concreto do anúncio evangélico e da posta em comum das atividades sociais, benéficas e culturais. Trata-se de um ecumenismo concreto, sem muitos discursos. É o ecumenismo que já vivem muitos batizados em sua vida cotidiana", expressou.

No início de novembro do ano passado, o Patriarca assistiu à coroação do novo Papa copto ortodoxo Tawadros II e em 10 de fevereiro foi o único patriarca presente na coroação do novo Patriarca grego-ortodoxo de Antioquía Yohanna X Yazigi, que aconteceu em Damasco.

Conforme informou Fides, o Patriarca Rai se reuniu recentemente com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I e com o arcebispo ortodoxo de Atenas Hieronymos.

Além disso, antes de ir a Roma para o Conclave, visitou a Rússia por convite do Patriarca de Moscou, Kirill, com quem teve algumas conversas. Também se encontrou com o Metropolita Hilarión (chefe do departamento do Patriarcado de Moscou para as relações exteriores) em torno da situação atual dos cristãos no Oriente Médio.