O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, informou que nesta manhã foi realizada a quinta congregação geral do Colégio Cardenalício e que só falta um cardeal para completar os 115 eleitores que farão parte do Conclave, cuja data de início ainda não foi determinada.

Em conferência de imprensa, o sacerdote disse que se espera para hoje a chegada do Cardeal vietnamita Pham Minh Man, e que hoje participaram da congregação um total de 152 cardeais.

O porta-voz do Vaticano também desmentiu uma agência de notícias que assinalou que o Conclave se iniciará na segunda-feira e explicou que o Mestre de cerimônias Pontifícias, Dom Guido Marini, não coordenou para esse dia a Missa Pro eligendo Pontifice, como indicava essa noticia que foi assim desmentida.

O sacerdote jesuíta explicou que a data para esta missa não é estabelecida por Dom Marini, mas sim pelo Colégio Cardinalício e precisou que qualquer sacerdote pode celebrar uma Missa Pro eligendo Pontifice para pedir pelo futuro Papa, por isso esta Eucaristia não é o marco "indubitável" do início de um Conclave.

Hoje também foram sorteados os três novos cardeais que vão assistir a Tarcisio Bertone, o Cardeal Camarlengo, este serão: o Patriarca Maronita do Líbano, Cardeal Buchara Butros Raï; o Cardeal Laurent Monsengwo, do Congo; e o Cardeal Velasio de Paolis, da Cúria Vaticana, que estarão neste serviço durante três dias como está estabelecido nas normas da Igreja.

Em total foram 16 as intervenções dos cardeais, das quais três tiveram a ver com os assuntos econômicos da Igreja com a participação dos cardeais Giuseppe Versaldi, Prefeito dos Assuntos Econômicos; Domenico Calcagno, Presidente da Apsa, da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica; e Giuseppe Bertello, presidente do Governo da Cidade do Vaticano.

Os jornalistas também puderam ver algumas imagens dos trabalhos que se realizam na Capela Sistina para o Conclave, como o escurecimento das janelas para que desde fora não se possa ver o que acontece dentro.

Sobre a data do início do Conclave, o Padre Lombardi disse que isso depende totalmente do Colégio Cardenalício e ainda não foi determinada.

A sexta congregação geral se realiza esta tarde.