A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) expressou nesta quarta-feira suas condolências pelo falecimento do presidente Hugo Chávez e recordou a misericórdia de Deus que oferece a ressurreição aos que morrem unidos na fé a Cristo, por isso pediu à população orar pelo descanso do mandatário e o consolo de seus familiares.

Em seu comunicado, a CEV recordou "com sentido cristão (…) que a morte não é o final absoluto do caminho vital do homem, mas sim o passo definitivo ao lugar do consolo, da luz e da paz. Que a morte do batizado é absorvida na vitória de Jesus Cristo que é a sua ressurreição. Portanto, embora todos tenhamos que passar pela morte, se morrermos unidos na fé a Cristo redentor, temos a garantia da ressurreição no dia final da história humana".

Por isso, manifestou "sua mais sincera condolência a seus pais, irmãos, filhos e demais familiares, aos poderes públicos, a seus partidários e amigos; ao mesmo tempo que assegura sua piedosa oração pelo eterno descanso em Deus do Cidadão Presidente".

"Com esta mesma confissão de fé proclamamos a misericórdia de Deus Pai, que perdoa os pecados em virtude do sangue redentor de seu Filho Jesus Cristo", acrescentaram os bispos.

Nesse sentido, convidaram "aos sacerdotes, religiosas e a todo o povo fiel da Venezuela a elevar nos próximos dias orações pelo eterno descanso do Presidente Hugo Rafael Chávez Frías e a pedir o consolo e fortaleza espiritual para seus familiares e amigos".

Do mesmo modo, pediram aos venezuelanos "manter uma atitude de consideração e respeito pelo falecido Presidente e a conservar, entre todos, a calma e a paz".