O Colégio de Cardeais reunido em Roma convocou os participantes das Congregações Gerais nesta quarta-feira 6 de março a uma intensa jornada de oração na parte da tarde, a ser realizada na Basílica de São Pedro em preparação para o conclave no qual será escolhido o novo Papa.

A decisão de realizar esta jornada de oração foi tomada ao finalizar a terceira congregação geral celebrada na terça-feira, 5, no Vaticano.

Está previsto que os cardeais se encontrem na Basílica vaticana às 17:00h de Roma. Na quarta-feira não haverá congregação geral pela tarde.

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, assinalou que a jornada de oração é aberta para todos os cardeais e fiéis que desejem unir-se em oração neste importante momento da Igreja.

"Este é um convite para toda a Igreja rezar e permanecer na oração durante este tempo de preparação para esta eleição tão importante como é a eleição de um novo Santo Padre", afirmou.

O Mestre de Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, Monsenhor Guido Marini, informou que a celebração durará ao redor de uma hora. Terá início com o terço meditando os Mistérios Gloriosos em língua italiana e latim. Logo haverá exposição do Santíssimo Sacramento para um breve momento de adoração.

Posteriormente os cardeais rezarão as Vésperas, e finalmente o Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri, dará a bênção final.

A Missa que costuma ser celebrada a esta hora no Altar da Cátedra será transladada a outro altar da Basílica.